sábado, 3 de dezembro de 2016

Seja bem vindo!

   Seja bem vindo, como você tem passado?
   Aqui você vai encontrar várias dicas de manutenção, personalização de acordo com o seu gosto, relatos e algumas coisas que talvez eu ache interessante que você saiba para poder dar a atenção que sua Virago tanto merece. E de quebra, vai poder sanar várias dúvidas a respeito de funcionamento e manutenção. Mas antes de tudo uma 'pergunta que é a resposta para várias outras perguntas': intendeu? Você já leu o manual?
   Pois bem. As Viragos, bem como qualquer outra moto que se compra hoje em dia, tem dois manuais: o manual do proprietário e o manual de serviços. O manual do proprietário é um manual que o proprietário recebe assim que compra a moto. Ele é bem enxuto e se resume a pequeníssimas manutenções, tal como ajuste de folga de cabos, lubrificação de corrente, ajuste de altura do farol, ajuste de freio, quilometragens-limites, entre outros.
   até agora!.
Já o manual de serviços é o meu preferido. Ele é um manual feito para o mecânico da própria concessionária. Nele contém quase todos os possíveis defeitos que podem ocorrer, como identificar a raiz do defeito, como consertar, quais ferramentas especiais vai precisar, qual parafuso vai apertar, qual a força você vai usar para apertar cada parafuso e um diagrama de todo esquema elétrico da moto. Esse, em certas partes é de difícil compreenção e se você não tiver um conhecimento prévio de mecânica e/ou elétrica, dependendo do que você queira consertar, é melhor levá-la a uma oficina. Mas o meu objetivo aqui é exatamente esse: Sanar suas dúvidas e lhe mostrar qual a maneira mais fácil e barata de resolver seu problema com segurança e sem precisar andar com um extintor de incêndio amarrado na cintura e com o telefone dos bombeiros salvo na discagem rápida do celular. Vale lembrar que por ser uma moto não muito popular e de mais de 10 anos, os mecânicos (tanto das oficinas independentes quanto os da propria Yamaha) tendem a não conhecer muito sobre ela, o que vai gerar um serviço muito mais caro do que deveria (especialmente dentro das concessionárias) e que por falta de conhecimento pode ser também um serviço de má qualidade. O que transforma alguns irmãos viragueiros em reféns dos mecânicos
   Fora esses dois manuais, existe mais uma ferramenta muito interessante: o catálogo de peças. nele você vai encontrar TODAS as peças e parafusos da moto desenhados em vista explodida, o que facilita na hora de você dar nome às peças seja na hora de comprar ou na hora de tirar alguma dúvida sobre ela. Você não vai precisar de dizer "aquela peça preta de plástico quadrada que fica embaixo do banco agarrada no paralama cheio de fio saindo dela".
Enfim, vou disponibilizar aqui três links, que são referentes ao manual do proprietário, de serviços e catálogo de peças da Virago 250. são os três que eu tenho aqui. Futuramente disponibilizarei também os das demais cilindradas.


Um abraço e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário