sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A Bomba (relógio) de óleo

   Seja bem vindo ao primeiro mas não o único blog atrasado! Infelizmente ontem não deu tempo de terminar o blog de quinta por motivos de sou peão e tenho que dormir cedo pra acordar cedo.

   Hoje o tema será a famigerada bomba de óleo da Virago 250.
   Essa pecinha é famosa por ser o segundo motivo direto da fundição do motor da Virago 250 (O primeiro é a falta de cuidado do dono). São duas engrenagens de plástico (provavelmente nylon ou polipropileno).



   A primeira engrenagem é maior e transmite a rotação do eixo secundário (eixo do pinhão) para a segunda engrenagem. E a segunda engrenagem é a engrenagem da bomba propriamente dita. Então, em suma, quando a roda traseira está girando, a bomba está puxando óleo do cárter, o óleo sobe através de dutos e por sua vez chegam ao cabeçote, lubrificando todo o eixo de comando, as válvulas, as sedes, as correntes de comando, os cilindros e pistões... enfim, basicamente TODA a parte de cima do motor da Virago 250 é lubrificada pela bomba de óleo.
   O grande problema das engrenagens da bomba de óleo, na minha opinião, não é o fato de elas serem de plástico. Até por quê minha moto, por exemplo, nunca havia trocado as engrenagens até os 70,000 km rodados. O problema das engrenagens é que elas não mandam recado. Não existe mau funcionamento, nem indicador no desempenho, nem barulho, nem vibração... nada! Ou seja, ou ela está bem, ou seu motor está fundido.

   Entretanto, não tema, young Viragueiro. As engrenagens são relativamente baratas e podem ser encomendadas em qualquer concessionária Yamaha. Na maioria dos casos ela vai lhe custar NO MÁXIMO 100 reais e demora até 15 dias úteis pra chegar. Se sua cidade não contar com uma CC Yamaha existem essas engrenagens à venda na internet também originais Yamaha e por praticamente pelo mesmo preço. Minha dica é que você sempre compre essas engrenagens da marca Genuine Yamaha. Mesmo que você ache as mesmas engrenagens por 60 reais de outra marca, eu aconselho você a comprar as originais. Primeiro: vão ser 100 reais que você só vai gastar daqui a 60.000 km. Segundo: é uma peça extremamente importante para o motor, e comprando na Yamaha, você vai ter aquela garantia de que a peça que você colocou hoje foi a mesma peça que foi colocada na sua moto há 15 anos atrás. Sem dúvidas quanto ao fabricante, à qualidade do material, o processo de fabricação... enfim... compre, pelo menos as engrenagens, numa concessionária Yamaha. O custo-benefício vai vencer qualquer paralelo que você encontrar.

 Se você ficou assustado quando eu disse que quando essas engrenagens quebram, imediatamente o motor funde, eu tenho uma dica para você: continue assustado, pois é verdade. Mas existe um instrumento essencial que, não me pergunte o porquê de não vir de fábrica, tem que ser adaptado. Ele é o sensor de pressão de óleo.

  Há alguns conjuntos completos à pronta entrega pra se comprar na internet, mas os preços vão de 80 à 150 reais. Bem, eu fiz um uma vez e foi bem tranquilo e me custou apenas 60 reais. É basicamente o seguinte: um sensor de pressão de óleo de fusca, um adaptador de 3/8" (fêmea) para 8mm (macho) que encomendei em uma tornearia, alguns metros de fio e um LED que vai no painel de instrumentos exatamente naquela lente que não serve pra nada do lado da luz de seta. Às vezes eu acho que essa foi a última coisa que o projetista da Virago 250 ia fazer, só que ele teve um infarto fulminante bem em cima da mesa e tiveram que usar o projeto inacabado. O funcionamento dela é simples: o sensor de óleo é um pressostato normalmente fechado, ou seja, quando não existe pressão ele fecha o contato dando aterramento pro LED, que ascende. Quanto tem pressão no motor o contato abre e a luz apaga. Quando o motor está parado, ou se a bomba de óleo parar de funcionar, ou se existir pouco óleo no cárter, o LED ascende automaticamente, dando tempo de você parar a moto e chamar o seu amigo de sempre: o guincho.
   Existem vários vídeos explicativos e tutoriais na internet de como se fazer essa adaptação, mas eu vou fazer um bem detalhado nas próximas semanas e posto AQUI. Fique no aguardo.

Bem, espero que você tenha gostado dessa dica e comente se gostou, se eu deixei de falar algo, se eu falei algo errado e principalmente se você não gostou e o motivo. 

Um abraço e boa viagem!


7 comentários:

  1. Cara, vc esta de parabéns! Tirou a minha dúvida sobre essa peça, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Cara estava morrendo de medo de comprar uma Virago 250 cc por conta desse mito de que ela apresenta muito esse problema.
    Com essa sua dica do sensor, e sabendo que ela é uma "motinha" muito boa.
    Resolvi, vou comprar!
    Valeu demais à dica!
    Parabéns pela iniciativa de ajudar a tirar dúvidas das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Vc tem informações sobre o sensor de óleo da virago 750? Existe alguma maneira de testa-lo? Minha virago 750 no descanso lateral acende a luz do óleo e colocada na posição reta a luz apaga.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Também tenho esta dúvida. Ocorre o mesmo com a minha virago 750. Já troquei o sensor de óleo,coloquei o sensor original Yamaha, mas continua ocorrendo. Talvez seja um evento normal...se alguém puder ajudar ficaria muito grato.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma virago ano 99 assim q comprei eu ja instalei a luz de ole o mesmo por ela ser muito conservada e ta com apenas 47.000 rodados vale a pena colocar a luz de oleo mas mesmo assim vou comprar as engrenagens na proxima troca de oleo vou olhar vou trocar as duas ..valeu...

    ResponderExcluir
  7. como se faz para limpar o filtro do pescador da bomba de oleo da virago250? agradeceria muito se alguem me desse essa dica. muito obrigado!!

    ResponderExcluir