domingo, 4 de dezembro de 2016

Manutenção: Motor de partida

   Essa semana minha moto começou a apresentar uma falha na ignição. Assim que eu apertava o botão de ignição eu ouvia o "tick"  do relê de partida, mas nada de o motor ligar. Então eu verifiquei uma emenda que eu fiz há uns meses no fio relê>motor de partida, mas a emenda estava ok. então eu tirei o relê de partida, verifiquei se não tinha cheiro de queimado, dei umas pancadinhas para me certificar de que não havia colado e reparei de que não só ele, mas todo o fio relê>motor de partida estavam bem quentes. Em seguida eu tirei o fio do motor de partida e medi a voltagem entre ele e o chassi. antes de apertar o botão de ignição indicava 0V e depois de o botão apertado indicava 12V, ou seja, funcionamento perfeito: o problema é realmente o motor de partida. Só pra ter certeza eu retirei a bateria e o motor de partida e liguei direto o positivo no terminal de entrada e o negativo na tampa traseira. Primeiramente deu uma faísca, senti o motor de partida querendo girar, mas nada de funcionar, em seguida ele começou a girar com um barulho meio suspeito. Bem... funcionou, mas não do jeito que deveria, então, vamos desmontar pra ver o que é que há.


   Acontece que dentro do motor de partida existem duas pecinhas chamadas "escovas" (contidas dentro da peça 2) e, assim como uma lona de freio trabalha em atrito direto com o tambor, elas funcionam em atrito com o eixo induzido e com o tempo se desgastam. Manutenção rotineira em qualquer moto que tenha partida elétrica. As escovas de partida (tanto só as escovas quanto o suporte onde elas são colocadas) da Virago 250 podem ser tranquilamente substituídas pelas da YBR sem precisar de nenhuma adaptação e custam, no Mercado Livre, de 19 a 30 reais.
   Iniciei a desmontagem seguindo, como sempre, os passos do manual de serviços, pois até hoje não havia desmontado o motor de partida da Virago, e sim, de outras motos. Mas como o funcionamento é sempre o mesmo, foi tranquilo.
  •    Primeiramente localizei as marcações externas, que auxiliam na montagem. Perceba que existe uma linha na tampa traseira, uma ao longo do estator e outra linha na tampa dianteira, e as três permanecem alinhadas. Perceba também que na parte de baixo, assim como em cima, há uma linha na tampa traseira, mas tem um circulo estampado indicando que ali é o parafuso de baixo. Guarde essas informações para quando for montar de novo.


  •    Feito isso comecei a desmontagem retirando os únicos dois parafusos localizados na tampa traseira. Em seguida, "descolei" a tampa girando levemente para a esquerda e para a direita. Assim que saiu a tampa, percebi que haviam bolhas no retentor da tampa. Não tenho certeza se isso futuramente iria favorecer a entrada de impurezas dentro do motor de partida, mas mesmo assim guardei os números para trocá-lo. Esses retentores podem ser facilmente comprados em qualquer casa de retentores, ou também na internet. Verifiquei se havia folga no rolamento e as condições de cada agulha. O rolamento estava em perfeito estado.


  •    Depois de analizar a tampa traseira era a hora de passar para o estator. Novamente girando suavemente pra esquerda e pra direita eu fui retirando o estator; foi aí que me veio a surpresa: o imã do estator quebrou e ficou agarrado no eixo induzido, com certeza foi a causa do problema. Infelizmente não tem conserto, pois esse imã é "colado" no estator e não pode ser colado de novo. a menos que você tenha um super bonder bom na sua casa, mas eu não sou esse tipo de cara...

           

   Nesse ponto eu já poderia ter parado, juntado tudo numa sacola e jogado no lixo, mas decidi continuar para lhe mostrar como se faria a manutenção em condições normais.
  •    Partindo do estator, fui para o eixo induzido. Aqui é a parte onde você vai precisar de um paquímetro. Eu mesmo ainda não tomei vergonha de comprar um, então eu fui na trena mesmo (até por que eu não precisava de medir, pois já havia condenado a peça inteira e terei que comprar um motor de partida completo). Segui as orientações do manual fazendo os testes de continuidade e isolamento (aqui você vai precisar de um multímetro) e verificando as medidas. 


  •    Em seguida fui para a tampa dianteira, que é onde fica o suporte das escovas. Assim que eu separei a tampa dianteira do estator, caiu um pino quebrado do suporte das escovas. Não tenho certeza se a quebra do imã ocasionou isso ou se foi na desmontagem, mas após eu ter separado a tampa dianteira, percebi que todo o suporte quebrava com muita facilidade, o que eu nunca tinha visto em outros suportes, ou seja, ele estava ressecado e quebradiço. Entretanto, as escovas não estavam gastas. Então constatei que provavelmente o antigo dono instalou um suporte de má qualidade que veio a ressecar e quebrar antes das escovas acabarem, ou ele trocou as escovas sem trocar o suporte, que já estava chegando no fim da sua vida útil. Se esse for o problema eu não o culpo, a final, TODOS os paralelos são de má qualidade, se comparados aos genuínos da Yamaha, entretanto quase ninguém (inclusive eu) vai querer pagar 90 reais (jogando o valor bem por baixo) num suporte de escovas. Provavelmente o motor de partida que eu vou colocar também vai ser de má qualidade.


   Essas são todas as peças que você vai encontrar. Não no mesmo estado, é claro, mas já dá pra ter uma idéia.



  •    Passado todo esse drama, é hora da montagem. Após instalar o suporte novinho em folha que você vai comprar direto na concessionária Yamaha, risos você vai verificar as condições dos anéis de vedação situados nas extremidades do estator. Eles são bem finos e raramente se rompem, até por que eles não servem pra impedir a saída de fluido sob pressão e sim a entrada de impurezas, então provavelmente você não vai ter problemas com isso. Então você vai montar na ordem inversa que desmontou: tampa dianteira>eixo induzido>tambor>arruelas>tampa traseira>parafusos. Note que os furos da tampa dianteira, os espaçamentos entre os imãs do estator e as roscas da tampa traseira só ficam alinhados se você respeitar as marcações do primeiro passo.
    

Os preços dos motores de partida paralelos na internet giram em torno de 150 a 350 reais e curiosamente quase nenhum tem marca (lembra o que eu disse sobre paralelos de má qualidade???). Então continuarei pesquisando sobre motores de partida até encontrar alguém que já tenha trocado e não teve nenhum problema pra que eu possa comprar o mesmo.

Bem, espero que você tenha gostado desse passo-a-passo e comente se gostou, se eu deixei de falar algo, se eu falei algo errado e principalmente se você não gostou e o motivo. 

Um abraço e boa viagem!
   

7 comentários:

  1. muito legal o blog, brother! comprei minha virago 250 a pouco mais de um ano, e por falta de cuidados do antigo dono, estou com ela parada, fundiu o motor. Agora to correndo atrás do prejuízo, e com certeza a ajuda dos viragueiros vai ser essencial para eu colocar ela rodando de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite André Luis, obrigado pelo seu comentário.
      Isso realmente acontece bastante e é o que dá a injusta fama da Virago 250 de gastadeira. Mas estamos aí, principalmente no Facebook e no WhatsApp pra tirar as dúvidas que vierem.

      Excluir
  2. Ola amigo, minha moto quando fria, dou partida e ela meio que nao tem forcf para pegar, ai preciso dar uma aceleradinha pra poder pegar. Ja troquei a bateria e as velas. Sera que pode ser o motor de arranque?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto irmão. Bem explicado é exemplificado, parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Irmão, estou há dois fins de semanas tentando resolver um problema que só consegui solucionar com esse seu post, em específico sobre a remontagem da carcaça do motor. Abri o motor para verificar as escovas e para uma limpeza, pois estava sentindo o arranque "pesado" (tinha igualmente ao seu um pedaço de um dos imãs quebrado, mas eu resolvi colar. Ficou bom). O problema foi que depois da montagem passou a não dar a partida, apesar de funcionar. Notei que estava rodando no sentido contrário. Desmontei e remontei várias vezes. Testava e nada. Já estava pesquisando o preço de um novo quando achei e li o seu post, e através das imagens que você postou na matéria é que consegui resolver. Independente da data das sua postagem, agradeço pela predisposição em compartilhar o conhecimento. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. FICO muito Feliz pelo seu comentário, paralizei o blog por falta de tempo, mas desejo um dia voltar a postar

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe quanto custa só pra abrir motor virago 250

    ResponderExcluir