terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Freio traseiro

Esse é o primeiro post da semana e decidi fazer o blog no seguinte formato: TER e QUI um blog em mais simples, pois não tenho muito tempo. Será algo bem tranquilo, algo rotineiro, manutenção preventiva básica, alguma limpezinha tranquila... coisa que se dá pra fazer durante a semana. Já nos fins de semana sairá um blog mais completo. Um passo-a-passo, uma manutenção mais complicada ou um reparo que geralmente se leva ao mecânico para que seja feito.

Hoje falarei sobre o famoso freio traseiro.

O freio traseiro original da virago é à tambor e lona. Vale lembrar que a lona é a mesma lona do freio traseiro da YBR, sem precisar que seja feito qualquer adaptação. Há que quem compre algum kit como esse pra que seja adaptado um disco de freio no próprio tambor. Custa em média 500 reais, entretanto como nunca usei, não vou aconselhar que você compre, por que não sei se é seguro, mas no Mercado Livre vi um kit desse que já tinha vendido bastante e não vi nenhuma reclamação quanto a segurança. Mas vale a pena pesquisar, pois o "recasquilhamento"  do tambor vai lhe custar quase o mesmo preço.
O freio traseiro da Virago 250 não é famoso pela sua qualidade. Eu mesmo já vi muita gente reclamando. Mas por a Virago ser uma 250, custom, com um entre eixos gigante pra cilindrada, sem aerodinâmica nenhuma e com pelo menos 150kg, ela é projetada pra se rodar na estrada numa velocidade de até 110km/h. A partir daí, na minha opinião, você já vai estar forçando sua máquina não além da capacidade, mas sim muito próximo ao limite da capacidade dela. e para mim isso não é interessante. Já no transito urbano, onde nós conseguimos velocidades de no máximo 60km/h, o freio traseiro, aliado ao dianteiro e ao freio motor, consegue cumprir o seu papel com eficiência.

  • Vamos à regulagem: a primeira coisa a se fazer é regular a altura (3) do pedal. não existe altura certa, e sim a mais confortável. Meu pai por exemplo deixa extremamente alto, a ponto de me dar dor no tendão do calcanhar de tão alto que meu pé tem que ficar. Já quando ele pega a minha moto ele diz que o pé fica escorregando da pedaleira, por que o pedal do freio está muito baixo.
  • Para que seja feita a regulagem da altura do pedal você vai precisar de folgar a porca (1) e regular apertando ou folgando o parafuso (2). Quanto mais apertado, mais alto. Quanto mais folgado, mais baixo.
É extremamente importante que se você mudar a altura do pedal, você sempre ajuste a folga do freio também, pois dependendo de como você deixar a altura, o freio tanto pode ficar travado, podendo vir a queimar a lona e o tambor, quanto estar muito folgado, podendo causar um acidente por falta de freio.

Agora que você deixou a altura do pedal do freio ideal para o seu conforto, é hora de ajustar a folga do freio. Há quem use as expressões "freio muito alto/freio muito baixo" mas eu acho que as vezes pode causar confusão, então eu digo a folga do freio

  • Para ajustar a folga do freio você fará o seguinte: coloque um calço de até 5cm em baixo do cavalete, vire o guidão totalmente para a direita, deite a moto com cuidado para a esquerda até levantar a roda dianteira e coloque outro calço em baixo do escape bem na direção do abafador (cuidado para não arranhar), e desça a moto suavemente. A roda traseira vai subir conforme você for descendo a moto. Depois é só dar uma sacudida com bastante cuidado pra se certificar de que o calço do escape está firme. Em seguida aperte ou folgue a porca (1) para regular a folga do freio. Eu geralmente vou girando a roda e apertando. Conforme eu sentir que a roda está freando, eu folgo uma ou duas voltas. Se você fizer o mesmo procedimento em uma Intruder, por exemplo, que é uma moto que o freio traseiro responde bem rápido, pode ser que a folga fique muito pequena, e se você for acionar o freio no susto pode acabar derrapando. Mas como o freio traseiro da Virago 250 não é lá essas coisas de outro mundo, para que derrape, você tem que QUERER MESMO. E ainda assim é bem difícil derrapar.
Ajustadas a altura e a folga do freio, é a hora do interruptor da luz de freio. Muita gente se confunde com o objetivo da luz de freio. Ela não serve apenas para avisar que o veículo está freando. Ela serve também para avisar que o veículo vai frear! Então, na hora de ajustar o interruptor, você tem que ajustar ele de modo que a luz de freio ascenda antes que a moto freie. Assim, logo que você começa a acionar o freio, a luz de freio ascende e o veículo que está atrás de você já sabe que você vai frear antes que a velocidade da sua moto reduza. Intendeu?!
  • Para ajustar o interruptor da luz de freio basta segurar o corpo do interruptor com uma mão e com a outra girar a porca de ajuste (essa porca é de ajuste manual mesmo) sempre ajustando e apertando o freio em seguida pra ver se a luz ascende o mais rápido possível. Assim que você terminar o ajuste, dê uma volta no quarteirão usando bastante o freio. Em seguida rode por uns 5km sem utilizar o freio traseiro. Depois pare e verifique se a luz de freio permanece ligada sem o freio estar acionado e se o cubo está muito quente. Se a luz de freio permanecer acionada, folgue um pouco o interruptor. Se o cubo estiver quente a ponto de ficar insuportável pôr a mão, folgue umas três voltas na porca de ajuste de folga do freio, espere esfriar totalmente e repita o processo desde o início. Se estiver de quente para morno folgue uma volta e já vai ser o suficiente. Após mexer na folga do freio não é preciso ajustar nem a altura do pedal de freio e nem o interruptor da luz de freio.

Bem, espero que você tenha gostado desse passo-a-passo e comente se gostou, se eu deixei de falar algo, se eu falei algo errado e principalmente se você não gostou e o motivo. 

Um abraço e boa viagem!

5 comentários:

  1. Primeiro de tudo, parabéns pelo blogue. O seu tutorial está excelente. Só fiquei com uma dúvida. Quando você faz referência a "folgar a porca 1 e regular o parafuso 2" você se refere a primeira ou a segunda foto? Ambas tem o "1" e "2", mas parecem se referir a pontos diferentes. Só fiquei com essa dúvida.

    Aguardando os novos textos :-)

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    1. Bom dia oigreslima, obrigado pelo seu comentário!
      Essa parte se refere a segunda imagem, na parte onde se fala sobre a regulagem da altura do pedal de freio. Valeu!

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  2. Parabéns pela iniciativa, amigo! Certamente, viragueiros principiantes na mecânica e manutenção, aprenderemos muito com essas informações! E, vamos combinar, não é todo mundo que pode por a mão na nossa moto, não é?
    Farei a regulagem do freio da"malandra" neste final de semana. Quando puder, coloque alguma matéria sobre lubrificação geral, pois tem hora que ela faz cada barulho que eu não sei de onde vem...rsrsrs. Abraço

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    1. Boa noite Elcio Dias, muito obrigado pelo seu comentário!
      Certamente farei. Tenho títulos pra pelo menos 6 meses de blog só de manutenção. Fora customização. Até lá sua moto pára de fazer barulho >D

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  3. Obrigado pelas informações. Tenho uma 2001 e realmente os problemas são semelhantes a todas e as alegrias também !!!

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